O que é?

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano, e os processos mentais associados, sendo o padrão comportamental o resultado mais visível do conjunto dos processos mentais e fatores ambientais que nos rodeiam e influenciam a nossa personalidade.

Não divergindo genericamente da intervenção clínica a abordagem comportamental é direcionada para situações em que se verifiquem alterações comportamentais ou a adoção de comportamentos desviantes que provoquem disfunção aos níveis do bem estar pessoal, relacional e adaptação social.

Áreas de Intervenção.

Avaliação de Personalidade: Avaliação do perfil de personalidade e comportamento;

Intervenção em comportamentos desviantes: Pré delinquência, delinquência, comportamentos aditivos – álcool, drogas, jogo;

Síndrome de Oposição: Crianças e jovens, maioritariamente, com alterações comportamentais sem etiologia associada;

Prevenção: Intervenção na prevenção de comportamentos desviantes ou disfuncionais;

Alterações comportamentais: Por fatores de personalidade, causas contextuais ou acontecimentos traumáticos.

A quem se destina.

Crianças, jovens e adultos.

As alterações comportamentais podem ser provocadas por prevalência de quadros de doença mental, no entanto são maioritariamente provocadas pela nossa personalidade não havendo comorbilidade com patologia. Quando não existe patologia ou não sendo esta grave a intervenção comportamental previne a desintegração pessoal e melhora a qualidade de vida e da sua saúde mental.

Saber mais: psicologia@institutodocerebro.com